terça-feira, 4 de novembro de 2014

Biomedicina, Medicina e suas diferenças

 Embora muitos achem que se tratam de cursos similares ou até mesmo concorrentes, os médicos e biomédicos atuam em mercados de trabalho complementares, ambos trabalhando juntos para a melhoria da qualidade de vida e o tratamento das doenças.
  As diferenças entre a Biomedicina e a Medicina começam no foco: enquanto o curso de medicina prepara os profissionais com um foco prático na cura direta das doenças e restauração da saúde atuando principalmente em hospitais, o curso de biomedicina prepara os profissionais para um foco de estudo, investigação e pesquisa das doenças atuando principalmente em laboratórios.
  Do ponto de vista da cura das doenças podem ser vistas como profissões complementares: o médico utiliza os resultados laboratoriais obtidos pelo biomédico em seus diagnósticos, enquanto o biomédico utiliza em suas pesquisas dados práticos obtidos pelos médicos, um profissional contribuindo para uma melhor realização das tarefas do outro.
  Por exemplo, enquanto um médico pode atuar descobrindo e diagnosticando os sintomas de uma nova doença, um biomédico de posse destes dados pode realizar uma pesquisa laboratorial e chegar até uma vacina, ambos contribuindo para a cura da doença e melhorando a qualidade de vida das pessoas.
  Em relação ao dia a dia, as atribuições do médico e do biomédico também são bastante distintas. Enquanto o médico atua principalmente atendendo pacientes, diagnosticando sintomas de doença e realizando atribuições tais como cirurgias, o biomédico atua principalmente coletando amostras biológicas, realizando exames de laboratório e fazendo pesquisas.

Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/carreira/biomedicina-medicina-diferencas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário