sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Medico Legista

  O médico legista é o profissional que trabalha com a medicina legal, aplicando conceitos técnicos-científicos da medicina à causas legais e jurídicas. O médico legista é responsável por fazer o exame de corpo de delito em vítimas vivas ou mortas, relacionando-se com os mais diversos campos do direito, e elaborando laudos que permitam a análise de fatos ocorridos durante o crime, de armas utilizadas, da causa da morte, etc. Esse laudo do médico legista auxilia na investigação de cada caso, podendo até fornecer características do criminoso, como também de ser imprescindível na resolução de casos judiciais, consubstanciando os inquéritos e ações penais. As conseqüências dos ferimentos também são levadas em conta no laudo e no resultado da ação criminal.

Características 


   Para ser um médico legista é necessário que o profissional domine conceitos de medicina, direito, biologia, sociologia, química, balística, entre outras. Outras características interessantes são: responsabilidade, capacidade de observação, capacidade de concentração, visão abstrata, capacidade de interligar os fatos, raciocínio lógico, metodologia, capacidade de lidar com as pessoas, agilidade

Formação

  Após o medico terminar a faculdade de Medicina, ele necessariamente precisa fazer uma especialização, onde serão abordados diversos conceitos diferentes, principalmente direito, biologia, balística, sociologia, filosofia, entre outras. 

Principais Atividades 

  Realizar o exame de corpo de delito em vítimas vivas ou mortas. No caso de vítimas vivas, realizar a análise dos ferimentos e elaborar laudo que auxilie na resolução do processo que envolverá o caso. No caso de vítimas mortas, o legista examina o cadáver e os ferimentos, elaborando laudo que possa auxiliar na investigação do crime. A partir desse laudo é possível descobrir a arma utilizada no crime, se houve requintes de crueldade, características do criminoso apresentar o laudo às autoridades competentes que, a partir daí, podem trabalhar com esses resultados. 

Mercado de trabalho

  O profissional da medicina legal é um servidor público, portanto, o mercado de trabalho para esse profissional depende apenas da abertura de concursos públicos para tal cargo. A seleção pública é concorrida e existem até cursos preparatórios para os candidatos que querem se preparar melhor para a prova.

Fonte: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/academicas/saude/medico-legista#.VF1jKTTF-Yw

Nenhum comentário:

Postar um comentário